sábado, 19 de maio de 2012

Jaspion: Uma análise sobre o Tarzan Galáctico !

Kyojuu Tokusou Jaspion (巨獣特捜ジャスピオン Kyojū Tokusō Jasupion, traduzido como Investigador de Monstros Juspion, e lançado no Brasil sob o título de O Fantástico Jaspion) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida em 1985 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel-título.


Após a descoberta da premonição arrepiante na Bíblia galáxia, o mago do universo EJIN comanda o JASPION, a criança selvagem para deter Satan Goss. Junto com o andróide Anri, ele começa sua jornada na galáxia de parar a previsão. Equipado com o DAILEON, Jaspion que pretende combater a Satan Goss em qualquer planeta que o deus do mal chega.
Enquanto isso a influência maligna Satan Goss alastra-se o terceiro planeta do sistema solar, a Terra ...


Depois de três anos da saga Uchuu Keiji, a Toei tinha notado que a audiência tinha caído um pouco, e sabiam que era hora de sacudir a fórmula da linha Metal Hero, mas não se desviar muito longe de seu padrão de sucesso. O resultado foi uma mistura criativa e popular de todos os aspectos de tokusatsu que se tornaram  JASPION - um amálgama de estilo Uchuu Keiji, monstros gigantes que está sendo introduzida na linha de um Super Sentai além de um robô gigante.

JASPION era como nenhum show que veio antes ou depois dele - uma mistura bem sucedida de três fatores distintos em um só programa, e o programa emitido em todos os aspectos. A história de fundo de Satan Goss foi uma interessante mistura de sci-fi, bem como contos da antiga lenda de um armageddon próximo. Satan Goss era um vilão imponente, vestido de armadura negra e possuindo poder quase ilimitado. Realmente um dos melhores villões de tokusatsu. O "filho" de Satan Goss (pela forma como um ser tão gigante blindado veio para gerar um quase-humano nunca foi explicada), o Gallant apropriadamente chamado Mad, foi talvez o mais adequado estilo vilão rival para o herói principal, de natureza similar a como Shadow Moon era um encaixe em Kamen Rider.



Mad Gallant possuía toda a habilidade e perícia de combate de Jaspion, levando a excelentes cenas de luta e os telespectadores imediatamente entenderam que ele ia ser nenhum adversário fácil. Para adicionar no nível de ameaça, Satan Goss poderia trazer de volta e capacitar os monstros gigantes para destruir qualquer planeta que ele foi para subjugá-las sem a sua presença direta, que o deixou ainda mais terrível de se ver.


Jaspion é simplesmente conhecido como "Jaspion" através de toda a série, como nunca chegou a desenvolver qualquer forma de identidade secreta ou tentou encaixar um nome japonês.

O Traje Jaspion, enquanto semelhante ao desenho Uchuu Keiji, tem um esquema padrão maravilhosa cor em todo o uniforme, ea equipe de projeto seguiu o ditado clássico "menos é mais" - daí, aparência geral Jaspion é magra e escassa, mas acentua a mais áreas altamente concebidos como o capacete e parte da área da cintura.

Para contratar alguém que pudesse acompanhar o estilo frenético de Jaspion Kurosaki Hikaru, a Toei voltou para o estúdio e encontrou a atriz Tsukada Kiyomi para atuar como a parceira andróide, que levou as coisas muito literalmente, às vezes, alimentando as cenas de comédia do programa. Kiyomi Tsukada também havia trabalhado anteriormente em tokusatsu, sendo a principal co-estrela na criação de Shotaro Ishinomori de Rider não-Kamen Seiun Kamen Machineman, onde também atuou em uma série de um super-herói não-convencional.


Kiyomi Tsukada tinha muito talento cômico, que a ajudou a sair muito bem em fazer o papel de Anri. Considerado uma das artistas mais versáteis do tokusatsu, ela mais tarde passou a fazer muitos outros projetos da Toei, e se reuniu com Ishinomori Shotaro quando ela teve um papel como a principal agente do FBI em Kamen Rider Shin.

A Toei decidiu empilhar o baralho para JASPION com artistas veteranos, levando o programa a ser um dos melhores bem atuados programas de tokusatsu na história:

Satan Goss, sempre que ele falava, tinha uma voz de comando que pertencia a ninguém menos que o grande Iizuka Shouzou, que dublou muitos vilões dos Super Sentais.

Mad Gallant foi interpretado por Junichi Haruta, veterano no tokusatsu, que parece ter uma propensão atuar de preto com seus guerreiros, tendo sido ambos Goggle-Black em Dai Sentai Goggle V e Dyna-Black em Kagaku Sentai Dynaman. Atuando como um vilão pela primeira vez.

Um oficial de codinome "Boomerman" depois de Satan Goss para matar seu irmão, e utilizado bumerangues para atacar os adversários, sem ter que vestir qualquer armadura. A Toei novamente convocando o Watari Hiroshi, que ainda tinha um monte de fama após o término de "Uchuu Keiji Sharivan" onde atuou como o herói principal.


Nanbara Kenichiro, que fez amizade com Jaspion após Jaspion ter descobrido que as crianças Nanbara possuíam o poder de renascimento para o pássaro lendário de Ouro (a manisfestação das energias de justiça), foi interpretado pelo cantor veterano e ator Isao Sasaki, que cantou muitas músicas-tema de animes e tokusatsus, bem como atuando em programas de tokusatsu, como "Kamen Rider ZO".
A vilã Kilza foi interpretada por ninguém menos que Junko Takahata, que ficou famosa por retratar as mulheres mais vis e do mal no tokusatsu, infernizando muitos heróis além de Jaspion, mais tarde atuou como Maribaron em "Kamen Rider Black RX" e Reiko Ayanokoji, a líder do SSN (Super Rede Ciência), em "Tokusou Robo JANPERSON".


O que fez  JASPION tão diferente de seus predecessores foi a inclusão do grampo padrão de "robô gigante contra monstro gigante" que o Super Sentai tinha trabalhado durante anos ao lado do estilo básico de um programa de Uchuu Keiji. Com os designers da série mais uma vez atendendo ao lema "menos é mais", eles desenvolveram alguns dos mecanismos mais bonitos na história do tokusatsu.

O Daileon nave transformando em modo batalha virou de uma fortaleza voadora espaço para robô gigante. Daileon foi pouco desenvolvido, e não tinha outras armas além de seus punhos gigantes de energia e oRaio Cósmico (Cosmic Crash), mas mesmo assim, foi um dos mechas mais elegantes de sempre. Sem forçar demais o seu olhar e não acrescentando em todos os tipos de coisas extravagantes, o estilo aerodinâmico de Daileon e a sequência de transformação incrível fez dele um visual tour de force, e ele lutou contra monstros gigantes acordados por Satan Goss usando todas as formas de socos e chutes antes de utilizar o seu ataque final.
Vendo uma subida enorme na classificação graças a um enredo forte, performances soberbas do elenco principalmente veterano, desenhos mecha imaginativas, e ainda manter o espaço cinético de estilo Keiji de ação, a popularidade de JASPION disparou a franquia do herói de metal de volta ao seu Gavan / Sharivan dia.

Infelizmente para a Toei, o script que eles desenvolveram para a série, que precisava culminar em um final definitivo da derrota de Satan Goss, para não dar espaço para uma sequência. Desde que Jaspion impediu a profecia apocalíptica de tornar-se realidade, nenhuma sequência poderia ter sido feita para a sua história continuar, embora a Toei estava muito satisfeita com o resultado deste programa.
Com estilo Uchuu Keiji a enrolar para baixo, Toei conseguiu produzir mais um programa semelhante, mas com resultados mistos. O último bem sucedido programa estilo Keiji era JASPION, que ainda é um dos melhores tokusatsus que mostra feitos e cuja qualidade é ainda evidente após o seu fim.

Tema de abertura: "Ore ga Seigi da! JASPION (interpretada por Ai Takano)
Tema de encerramento: "Ginga Ookami Jaspion" (interpretada por Ai Takano)












3 comentários:

  1. tem uma coisinha errada,é cerro que Mad Gallant''ou Magaren no Brasil'' tinha uma metaltex parerida com a de Jaspion.porém i que diferenciava era que Mad Gallant não possuia a experiencia de Jaspion quanto as capacidades do traje,fazendo assim Jaspion parecer mais poderoso que ele,Jaspion treinou anos antes de receber o Traje de Edin,já Mad Gallant recebeu a armadura logo de cara de satã goss,Jaspion era mais forte por que ele conhecia todas as habilidades de sua roupa já Mad Gallant não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DragonLord, aliás DragonLord é o nome de um filme de Jackie Chan, mas deixa pra lá.
      Fico feliz pelo comentário. É uma boa análise a sua, Mad Gallant apenas conhecia a luta corpo a corpo e outros truques, enquanto Jaspion tinha várias técnicas especiais que ele executava graças as sua armadura, tornando-o mais poderoso. Valeu por comentar.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para deixar o Animesatsu cada vez melhor !