sábado, 28 de julho de 2012

Spectreman : Está contra ou a favor da Terra ???


Spectreman (no Japão: スペクトルマン ou Supekutoruman; no Brasil: Spectreman) é uma série de TV de ficção-científica do gênero tokusatsu. Foi exibido originalmente pela TV Fuji entre 2 de janeiro de 1971 e 25 de março de 1972. Criado por Souji Ushio (pseudônimo de Tomio Sagisu), presidente da extinta produtora japonesa P-Productions, Spectreman teve 63 episódios. No Brasil, a série foi exibida no final da década de 70 pela Rede Record e durante os anos 80 na TVS (atual SBT).
O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.

Enredo:


"Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!"
Era com a frase apocalíptica acima que o narrador iniciava cada episódio da série. No primeiro capítulo, um homem que caminhava pelas tumultuadas ruas da capital japonesa ouve um chamado. Imediatamente o sujeito olha para o céu e vê, entre as núvens, uma espécie de espaçonave. Por telepatia, recebe a ordem: “Spectreman, essa é a voz dos Dominantes. Prevemos uma catástrofe ecológica em plena Baía de Tóquio. Horário terrestre: 19h. Tua missão é investigar imediatamente. Lembre-se que não deves revelar tua identidade a nenhum nativo deste planeta. Estás preparado, Spectreman?”
“Às ordens!”. Essa era a resposta que permitia ao aparente ser humano chamado Kenji se transformar no androide Spectreman. Ele era, na verdade, um robô alienígena construído pelos Dominantes, habitantes de Nebula 71, planetoide que navega livremente pelo Universo. Nebula é membro da Federação Universal e tem a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos contra a destruição prematura devido a causas internas ou externas.

Inicialmente, Spectreman foi enviado à Terra para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição. Para que o androide não fosse identificado pelos nativos do planeta, ele tinha a capacidade de se transformar em um ser humano. Além disso, se empregou na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, um órgão local composto por uma equipe de técnicos. O objetivo era facilitar as investigações que eventualmente precisasse fazer a pedido dos Dominantes.

Mas, já durante a primeira tarefa, Spectreman se deparou com um monstro gigante que surgiu nas águas da baía da cidade. O androide e a população local acreditavam que o ser não identificado era uma mutação genética, resultado do excesso de sujeira na água. Na verdade, o bicho era obra de dois alienígenas: os simioides Gori — cuja inteligência superava a de qualquer ser humano — e seu auxiliar, Karas. Ambos eram originários do planeta Épsilon, localizado na Constelação de Sagitário, e pretendiam tomar a Terra pra si eliminando os seres humanos.

A partir daí, Spectreman recebe a ordem dos Dominantes para proteger o planeta das ações do Dr. Gori, que não hesitaria em utilizar todo o potencial de sua genialidade na criação de terríveis monstros.

O Herói:



Spectreman era capaz de assumir duas aparências físicas distintas:

-Forma humana - idêntico a um terráqueo, era um disfarce para ter condições de transitar livremente entre a população e realizar investigações solicitadas pelos Dominantes. O seu nome era Kenji. Nesse estado físico, ele não tinha acesso à enorme força e às armas especiais que possuia quando estava em seu estado natural de robô. A forma humana era usada também para recarregar as energias perdidas em combate.

-Forma robótica - era o estado físico natural do androide, usado para combate. O tronco era constituído de uma espécie de couraça escura, e os braços, as pernas e a cabeça de um material metálico dourado. Nessa forma, Spectreman tinha acesso a todas as suas funcionalidades alienígenas.

Para se converter em um dos estados físicos, Spectreman solicitava a transformação aos Dominantes. Se aprovado, os alienígenas chefes enviavam um raio da Nabula 71 em direção a Spectreman, que recebia a energia com um ou os dois braços esticados para cima. Porém, quando não possuia mais energia devido a um exaustante combate, por exemplo, ele desmaiava e se transformava automaticamente do estado de combate (robô) para o humano. O retorno à forma de combate só seria autorizado pelos Dominantes após a recarga da energia, que era feita gradativamente.

Técnica principal:



Spectreman era um robô fortemente armado com raios e outros artefatos de ataque e defesa. Ele era capaz de assumir dois tamanhos: o pequeno, com dimensões próximas a de um ser humano, e o gigante, ficando maior do que a maioria dos prédios da cidade de Tóquio. Ele também podia voar naturalmente, sem precisar de outro equipamento para isso.

Spectre-Flash - a sua arma mais potente. Consistia em um raio disparado de suas mãos ou pulso (dependendo da postura com que ele a acionava). Era utilizado para destruir o inimigo em definitivo. O feixe de energia gerava uma luminosidade tão forte que foi notada por um apresentador de TV, que disse, ao vivo: "O ser lançou um espectro em direção ao monstro. Humm, Spectreman, é isso, esse será o nome dele."

O Vilão:



Gori, ou Dr. Gori, é original do planeta Épsilon, situado na Constelação de Sagitário, distante aproximadamente 40 mil anos-luz do Sistema Solar. Lá, vive uma civilização de homens-macaco pacíficos e civilizados, de tecnologia muito avançada, visada para o bem comum. Gori, um genial cientista, detentor de um intelecto muito acima de qualquer ser humano, foi escolhido como o líder. Porém, ao assumir o poder, quis construir armas mortíferas para derrubar o governo central de Épsilon e conquistar planetas pelo Universo. Gori achava que a tecnologia de sua civilização fora desperdiçada em projetos pacíficos.
O plano foi logo descoberto e Gori considerado culpado. Como na sociedade dos simióides não havia pena de morte, a punição seria a alteração da mente do cientista, de forma que sua maldade fosse eliminada. Antes que isso acontecesse, um oficial do exército chamado Karas liberta Gori da prisão e ambos fogem em uma nave. Vagando pelo Espaço, a dupla chega à Terra graças a uma tempestade eletromagnética. Gori fica encantado ao ver o planeta. Analisando de perto, descobre que os seres humanos estavam destruindo seu próprio mundo com a poluição. Indignado, Gori decide conquistar a Terra, transformando-a em seu paraíso particular.
Gori e Karas iniciam suas investidas à Terra utilizando apenas sua espaçonave como base. Mais adiante, os dois alienígenas constroem uma base em solo, escondido no interior de uma montanha, nos arredores de Tóquio. Tanto da nave quanto da base, Gori tem dispositivos que o permite construir seres vivos gigantescos para utilizar como ferramentas de destruição. Como matéria-prima, utiliza lixo produzido pelos seres humanos.

Finalizando...



V.S.

Spectreman e Gori : Quem está certo e que está errado ?

O enredo da série trazia uma interessante ambiguidade. Apesar de suas ideias imperialistas, o Dr. Gori justificava seus planos de invadir e dominar a Terra com um argumento muito racional e atual: os seres humanos estão destruindo o planeta com a poluição e, por isso, não merecem viver nele. Gori queria extinguir a população terráquea para recriar as belezas naturais e, claro, ser o mandachuva do local. Pensando por esse viés, ao defender a Terra dos ataques do inimigo — que criava monstros ecologicamente corretos, pois usava como matéria-prima o lixo reciclado —, Spectreman estaria, mesmo sem querer, defendendo as grandes corporações poluidoras e causadoras do aquecimento global. Na verdade, o herói tinha consciência da triste consequência de suas intervenções. Várias vezes ele deixava claro que o ser humano só tinha chance de sobreviver se cuidasse melhor do planeta. Mesmo assim, por vontade própria e também por ordem dos Dominantes, Spectreman defendia os terráqueos.

Abertura da série:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para deixar o Animesatsu cada vez melhor !