sábado, 29 de junho de 2013

JoJo no Kimyou na Bouken: Uma aventura sem igual!

JoJo no Kimyo na Boken (ジョジョの奇妙な冒険, JoJo no Kimyō na Bōken, lit. "As Bizarras Aventuras de JoJo") é um mangá japonês escrito e ilustrado por Hirohiko Araki. O mangá foi publicado pela Shueisha em sua revista Weekly Shōnen Jump entre 1987 e 2002, e a partir de 2002 até 2004 pela revista seinen Ultra Jump. É atualmente o segundo mangá mais longo da Shonen Jump com 107 volumes e ainda em produção (apenas atrás de Kochi-Kame, com mais de 170 volumes). O que fez dele, por um tempo, o mangá mais longo sem uma adaptação para televisão.

A série foi adaptada para um OVA de seis episódios, baseado na segunda metade do terceiro arco, Stardust Crusaders, que foi lançado entre 1993 e 1994 pelo Studio APPP. Seis anos depois, o mesmo estúdio produziu uma série de sete episódios baseado na primeiro metade do mesmo arco, que durou até 2002. O estúdio ainda produziu um filme baseado no primeiro arco, Phantom Blood, em 2007. Uma adaptação para anime, produzida pela David Production começou a ser exibida em 5 de outubro de 2012 na Tokyo MX.

Atualmente, existem oito séries/temporadas do mangá "JoJo's Bizarre Adventure", cada um tem seu próprio elenco de personagens e trama (Mas sempre há ligações entre os personagens de cada uma).
Phantom Blood (ファントムブラッド): Volumes 1–5 (Capítulos 1–44)
Protagonista: Jonathan Joestar (ジョナサン・ジョースター)
Battle Tendency (戦闘潮流): Volumes 5–12 (Capítulos 45–113)
Protagonista: Joseph Joestar (ジョセフ・ジョースター)
Stardust Crusaders (スターダストクルセイダース): Volumes 12–28 (Capítulos 114–265)
Protagonista: Jotaro Kujo (空条 承太郎)
Diamond is Unbreakable (ダイヤモンドは砕けない): Volumes 29–47 (Capítulos 266–440)
Protagonista: Josuke Higashikata (東方 仗助)
Golden Wind (黄金の風): Volumes 47–63 (Capítulos 441–594)
Protagonista: Giorno Giovanna (GioGio) (ジョルノ・ジョバァーナ)
Stone Ocean (ストーンオーシャン): Volumes 1 (64)–17(80) (Capítulos 595–752)
Protagonista: Jolyne Kujo (空条 徐倫)
Steel Ball Run (スティール・ボール・ラン): Volumes 1(81)– 24 (104) (Capítulos 753–848)
Protagonistas: Gyro Zeppeli & Johnny Joestar (ジャイロ・ツェペリ & ジョニィ・ジョースター)
Jojolion (ジョジョリオン): Volumes 01 - Em publicação (Capítulos 849-Atuais)
Protagonista: Kira Yoshikage (吉良 吉影)
A parte 6 "Stone Ocean" começou a ser públicada um ano após a série ter sido terminada (Por isso sua contagem é a partir do volume 1).
Steel Ball Run, a parte 7, é vendido como um mangá a parte (Por isso que a sua contagem também é a partir do volume 1).
Em Jojolion, o personagem principal atende com o nome de Kira Yoshikage, porém, Yasuho Hirose lhe deu o apelido de Josuke. Respectivamente são os nomes do antagonista e protagonista da parte 4.
No Japão, a fonética em pronunciar cada um desses personagens principais são: Jonasan Jōsutā, Josefu Jōsutā, Kujo Jotarou, Higashikata Joske, Joruno Jobana, Kūjō Jorīn, Jairo Tseperi, Jonyi Jōsutā e Yoshikage Kira.

Personagem mais famoso:

Jotaro Kujo (空条 承太郎, Kujou Joutarou) é um personagem fictício do anime e mangá JoJo's Bizarre Adventure criado por Hirohiko Araki. Ele é o protagonista principal na terceira série (Stardust Crusaders) e personagem coadjuvante na 4ª e 6ª séries do mangá. Por sua popularidade, influência na cultura pop e aparição em outras mídias, pode-se dizer que Jotaro é o JoJo mais popular da série.

O que é "Stand"?

Um "Stand" (スタンド sutando) é um poder sobrenatural do mangá e anime JoJo’s Bizarre Adventure. Quando apresentado pela primeira vez na série 3 do mangá, Joseph Joestar se refere aos stands como "manifestação espiritual" (幽波紋(スタンド) sutando, mas se escrito sem o furigana se pronuncia you hamon; de certo modo pode-se dizer que o stand, é a manifestação física dos poderes hamon das séries 1 e 2 do mangá. Já Giorno Giovanna da série 5, diz que o stands são uma parte inconciente da mente de cada pessoa e que cada stand tem seu poder variante da personalidade da pessoa (se a pessoa é boa, o poder do stand é bom; se a pessoa é má, o poder do stand é mal).

As exigências exatas para uma pessoa obter um Stand não são claras, no entanto as séries indicam que pode haver a manifestação do stand por causa de: linhagem sanguínea, treinamento rigoroso espiritual de hamon ou uma excepcional força de vontade. Mas é provado que um stand nunca se manifesta sem certas condições e fatores.
Um dos principais fatores e mais comum modo de manifestações de stand é perfurar a si mesmo com "Flechas de Stands" criadas a partir de um estranho meteorito. No entanto, é um "tiro no escuro", pois se a pessoa acertada pela flecha for uma pessoa desqualificada para ter um Stand, ela morre. Apesar que as flechas tendem a procurar pessoas qualificadas ou alguém para guiá-las.
Uma outra condição de amplificação dos poderes é simplesmente estar ou conviver com outros usuários de stand, como é o caso da personagem Trish Una e seu stand Spice Girl da parte 5 do mangá (Golden Wind). Se uma pessoa já usuária de stand, tiver seu corpo perfurado pela flecha através do stand, o resultado será a evolução do stand para a forma "Requiem". No entanto, isto também é um "tiro no escuro", pois se o usuário não for qualificado para ter uma evolução de seu stand, vai acontecer ddo stand se tornar incontrolável e o dono do stand morrer no processo.
Enrico Pucci da parte 6 do mangá (Stone Ocean), foi capaz de produzir usuários de stand artificiais com seu stand Whitesnake, roubando o stand de outros é os inserindo em pessoas comuns. É incerto se esses usuários de stands artificiais podem ter stands de si mesmos, mas Enrico diz que apenas certos usuários artificiais podem ter stands inseridos neles mesmos.
Também é incerta a condição para uma pessoa possuir dois stands. Em Golden Wind há exemplos de uma única pessoa possuir dois stands por causa da habilidade de um stand extraordinário.
Na parte 7 (Steel Ball Run), um terceiro fator é introduzido, fundindo partes de si mesmo com as partes do corpo de "the saint". No entanto, stands gerados por esse fator logo desaparecem após as partes se separarem uma da outra.
Os stands são divididos em três tipos: stands não-remotos, remotos e automáticos. Os stands não-remotos permanecem junto aos seus donos e tem um alcance variado, porém limitado. Os stands remotos, podem se distanciar de seus donos a vontade, apesar de que quanto mais longe estiverem, mais fracos os stands serão. Já os stands automáticos agem por conta própria, independente da vontade de seus donos.
Na parte 3 do mangá, os stands tem seus nomes baseados em cartas de "Tarot" e deuses egípcios. Apenas alguns personagens e poucos stand tem seus nomes baseados em referências musicais.
A partir da parte 4 em diante, todos os stands tem seus nomes baseados em grupos musicais, álbuns musicais ou músicas em si.

Um mangá com muitas, muitas referências musicais


Referências musicais compõem um papel importante na trama de JoJo's Bizarre, seja para nomear um personagem, seja para nomear sua habilidade. O próprio título JoJo é uma referência a canção "Get Back" dos Beatles. Da primeira série até a terceira série do mangá, muitas referências musicais estavam no nome dos personagens como: Dio Brando (Dio), Robert E. O. Speedwagon (REO Speedwagon), Oingo and Boingo (Oingo Boingo). No final da parte 3 Araki (por direitos autorais) foi forçado a mudar a referência para os stands, como o personagem Vanilla Ice e seu stand Cream. Na parte 4 as referências musicais passaram oficialmente para os stands.

(Fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para deixar o Animesatsu cada vez melhor !