Kaiju (怪獣 kaijū) é uma palavra japonesa que significa "besta estranha", "animal incomum", mas que costuma ser traduzida como "monstro". Especificamente, é usada para se referir a um gênero de tokusatsu.
Termos relacionados incluem "kaiju eiga (怪獣映画 filme de monstro)", um filme com kaiju, "kaijin" (referindo-se a monstros vagamente humanos) e daikaijū (大怪獣 monstro grande), especificamente se referindo a uma variação maior de monstros.
O kaiju mais famoso é Godzilla (Gojira), e entre outros bastante conhecidos estão Mothra (Mosura), Baragon, Gamera e King Ghidorah.
Apesar de o termo kaiju ser usado no ocidente para descrever monstros de tokusatsu e do folclore japonês, criaturas como vampiros, lobisomens, o monstro de Frankeinstein, múmias e zumbis também podem se encaixar nesta categoria no Japão. De fato, o monstro de Frankenstein foi uma vez apresentado como um daikaiju no filme "Frankenstein contra Baragon, o monstro subterrâneo" (フランケンシュタイン対地底怪獣バラゴン, Furankenshutain Tai Chitei Kaijū Baragon, Japão, 1965), criado pela companhia Toho.
GOJIRA
Godzilla (Gojira ou ゴジラ no original em japonês) é um monstro gigante fictício que apareceu em filmes japoneses. Ele foi visto pela primeira vez em 1954 no filme "Godzilla", produzido pela Toho. Até o momento, a Toho produziu 28 filmes sobre Godzilla. Em 1998, a TriStar Pictures produziu uma nova versão (já não tão nova) situada na cidade de Nova Iorque, com o monstro redesenhado e chamado de Zilla. Godzilla foi uma criação do produtor Tomoyuki Tanaka, do diretor Ishiro Honda, do mago dos efeitos Eiji Tsubaraya (que mais tarde viria a ser o pai da família Ultra), e do compositor Akira Ifukube.
Godzilla é a personificação do medo das armas nucleares. Criado por uma explosão nuclear, seu imenso tamanho, força, terror e destruição evoca a fúria das bombas atômicas soltadas em Hiroshima e Nagasaki. No transcorrer da série, o grande monstro se desenvolveu como um personagem com características de um vilão ou às vezes como herói.
Para muitas pessoas em todo o mundo, Godzilla é um aspecto característico da cultura popular japonesa. Ele ainda é um dos monstros mais reconhecidos no mundo, apesar da sua popularidade ter enfraquecido ao longo dos anos. Godzilla remanesce como uma importante faceta dos filmes japoneses incorporando "kaiju", ou monstro gigante, no gênero tokusatsu.
Nos filmes japoneses, Godzilla é retratado como um dinossauro gigante com escamas cinzas e ásperas, um poderoso rabo e várias barbatanas dorsais. Sua origem varia de um filme para o outro, mas é quase sempre descrito como uma criatura pré-histórica e seus primeiros ataques ao Japão têm ligações com o início da Era Atômica. Em particular, a mutação causada por radiação atômica—fúria liberada pelo homem dividindo os átomos—é apresentada como uma explicação para seu grande tamanho e poderes estranhos. A aparência de Godzilla foi inspirada por várias espécies de dinossauros. Especificamente, ele tem o corpo de um tiranossauro, os longos braços de um iguanodonte e as barbatanas dorsais de um estegossauro.
Gojira 1954
Gojira 1960
Gojira 1970
Gojira 1980
Gojira 1990
Gojira 2000
Gojira 2002
Gojira 2004
Gojira Theme Song
Godzilla 50 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário para deixar o Animesatsu cada vez melhor !