quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ultraman

Ultraman (ウルトラマン - Urutoraman) é uma série de tokusatsu que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje. 

Produzido pela Tsubaraya. Conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros alienígenas que querem invadir o planeta. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do género possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966) e seu remake Ultra Q - Dark Fantasy (2004).
No Brasil, foram exibidas UltramanUltrasevenUltraman Jack e Ultraman Tiga.

ULTRA Q
Produzido em preto e branco pela Tokyo Broadcasting System /Tsuburaya Productions, este é realmente o primeiro da série de longa duração Ultra, e foi transmitida na Tokyo Broadcasting System a partir de 2 janeiro - 3 julho de 1966 (o episódio final foi precedido até 14 de dezembro , 1967), com um total de 28 episódios. Esta série foi seguido de uma semana mais tarde pelo Ultraman  (Urutoraman, 1966), a segunda série Ultra.





segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Henshin Heroine

São tokusatsus que não tem uma franquia definida, de pessoas de tamanho normal, às vezes usando robôs ou maquinas porém com mulheres como protagonistas;
No Brasil a única série que passou foi Patrine que passou na década de 80.
A primeira série foi Suki ! Suki ! Majou Sensei de 1971 e o gênero continua até hoje.
Quando penso em Henshin Heroine já penso na minha amiga Tati que também é adora tokusatsus como eu, e que tem um blog sobre tokusatsus, numa visão mais feminina do assunto. Ou seja,  tem um lado Henshin Heroine nela hahahaha.


SUKI ! SUKI ! Majou Sensei


 Suki! Suki!! Majou Sensei (que traduz para algo como Nós Te Amamos, Professora Bruxa!) era uma adaptação de um manga muito famoso na época, chamado Sen no Me Sensei, a "professora de mil olhos". Escrito por Taro Akira e publicado desde 1968 na revista semanal Teen Look, o manga era destinado às meninas, e tinha como protagonista a professora Hikaru Tsuki. Secretamente uma alienígena de um universo distante, Hikaru tinha incríveis poderes, que incluíam a capacidade de voar e de encolher objetos. A série tokusatsu foi criada por Shotaro Ishinomo e teve 26 episódios, que foram ao ar de outubro de 1971 a março de 1972.








Henshin Hero

Um dos únicos gêneros independentes de produtora. "Henshin" (変身) significa "transformação" em japonês, sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais gêneros ou não faz parte de nenhuma franquia.
Começou em 1972 com a série Henshin Ninja Arashi e continua até hoje com várias produções sendo elas de alto custo e independentes.
No Brasil foram exibidas várias séries na década de 80, como LionMan, MachineMan, Cybercops entre outros.


Henshin Ninja Arashi


Henshin Ninja Arashi (変身忍者 嵐) é um mangá e série tokusatsu criado por Shotaro Ishinomori em 1972. A versão para TV possui 47 episódios e a personagem aparece em um cameo na série Kamen Rider Hibiki. O mangá existe em três versões diferentes, o original de Ishinomori, Shin Henshin Ninja Arashi e Henshin Ninja Arashi Gaiden.


ENREDO:

Durante os primeiros anos do período Edo (1630~1868), um clã ninja conhecido como Chiguruma Tou arma um golpe político a fim de saciar sua fome por poder. Liderado por uma figura ameaçadora conhecida como Majin Sai, eles tem planos de tornar-se a supremacia máxima do regime feudal japonês, mesmo que pra isso tenham de utilizar dos meios mais sujos e inescrupulosos possíveis.
Um de seus mais habilidosos membros chama-se Hayate. Hayate acredita que o Chiguruma Tou é um clã nobre e suas intenções são boas. Entretanto, não imaginava estar envolvido em meio a tramas tão sinistras.
O pai de Hayate, Tani no Majyu (um dos membros reais honorários do Chiguruma Tou) descobre e desenvolve através de pergaminhos antigos, uma técnica chamada “Ninja Henshin Jitsu”, que possibilita ao homem transforma-se nos poderosos “Keshin Ninja” (Ninjas espirituais) utilizando seus próprios poderes místicos existentes dentro de si. Majin Sai pretende se apoderar desta técnica para que assim possa tomar posse do Chiguruma Tou e fazer de seus guerreiros invencíveis. Tani no Majyu resiste em entregar os segredos de sua técnica a Majin Sai, pois acredita que se caído em mãos erradas, poderá ser de conseqüências devastadoras para o Japão. Majin Sai então envia um de seus “Youkai Ninja” (Ninjas sobrenaturais) para roubar os segredos da técnica. Durante esse processo, Tani no Majyu é assassinado, mas antes revela os segredos de sua técnica a seu filho Hayate. Em busca de vingança pela morte de seu pai e contra o clã ao qual dedicou sua lealdade durante todos esses anos, Hayate usa de sua recém-adquirida descoberta para manifestar os poderes místicos ocultos em si na forma do poderoso ninja Arashi!



Classic Heroes

Os Classic Heroes, foi um gênero de Tokusatsu que começou em 1951 e terminou em 1976, sendo assim um dos primeiros gêneros de Tokusatsus.
Como o nome já diz foram heróis clássicos que mexeram com o coração de diversos pais, avós e até nós mesmos.
Algumas séries passaram aqui no Brasil: National Kid e Kousoku Esper.
Meu pai por exemplo sempre me fala sobre estas duas séries que assistia na sua infância.
Esse gênero começou em 1951 com a série Maboroshi Tantei e terminou em 1976 com a série Battle Hawk.

Maboroshi Tantei


Tokusatsu produzido em 1951, conta a história de um motoqueiro mascarado que combatia as injustiças ao lado de sua companheira, dirigido por Satoru Kobayashi. 
Ele é um detetive (uma mistura de Sherlock Holmes com Kamen Rider) que soluciona casos e lutava pela justiça.
Teve um grande sucesso no Japão, sendo transformado em anime e mangá e também teve uma paródia chamada  
Maboroshi Panty.


Filme de Maboroshi Tantei



sábado, 5 de novembro de 2011

Other Heroes

São divididos nas seguintes categorias:

-Kyodai Heroes
-Classic Hero
-Henshin Hero
-Henshin Heroine


KYODAI HEROES


Um Kyodai Hero (巨大ヒーロー Kyodai Hīrō, "Herói Gigante") é um gênero de Tokusatsu em que os heróis são capazes de crescer vários metros para lutar com monstros gigantes. Como por exemplo Ultraman de Eiji Tsuburaya ( que será postado mais tarde). 
No Brasil, as séries exibidas foram Vingadores do Espaço (Magma Taishi no original), Robô Gigante (Giant Robo no original) e Spectreman.
A primeira série Kyodai Hero foi Magma Taishi de 1966. 


Magma Taishi


Vingadores do Espaço ou Ambassador Magma (マグマ大使 Maguma Taishi) Foi criado por Osamu Tezuka, conhecido por seu principal trabalho: Astro Boy (Tetsuwan Atom no original).
Magma Taishi não é um robô, na verdade ele é um gigante forjado a ouro.
Magma, assim como sua esposa Mol de tamanho humano e seu filho Gam, se transforma em um foguete gigante. Ele também dispara foguetes a partir de um painel localizado em seu peito, e atira raios laser de suas antenas.








quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Kamen Rider

Kamen Rider (仮面ライダー Kamen Raidā)Motoqueiro mascarado em português, é uma série em mangá que deu origem a um dos vários gêneros do tokusatsu. Foi criada em 1971 pelo já falecido mangaká Shotaro Ishinomori.
As histórias das primeiras séries sempre mostravam um jovem capaz de se transformar em um herói ciborgue mutante (kaizo ningen) com visual geralmente baseado num inseto (geralmente num gafanhoto) que enfrenta alguma organização maligna que pretende dominar a Terra.
Dividida em duas "eras": Era Showa (de Kamen Rider Ichigo até Kamen Rider J) e Era Heisei (de Kamen Rider Kuuga e continua...).


Kamen Rider 1 (Ichigo)


A primeira série do gênero, e  teve ao todo 98 episódios e durou quase dois anos começando com 1971.
Takeshi Hongo / Kamen Rider 1 (本郷 猛 / 仮面ライダー1号 Hongō Takeshi / Kamen Raidā Ichigō): Foi o protagonista do episódio 1 ao 13, porém nas gravações do episódio 14, seu intérprete, Hiroshi Fujioka, sofreu um acidente de moto e teve uma perna quase dilacerada. Foi substituído por Takeshi Sasaki, que interpretou um novo personagem: Hayato Ichimonji/Kamen Rider 2. Para explicar a ausência de Hongo, foi dito que ele deixou o Japão para lutar contra os agentes da organização Shocker no estrangeiro. Tempos depois, Hiroshi já estava apto a voltar às gravações, fazendo então participações nos episódios 41, 49, 51 e 52 (este último marcava a saída de Nigou). Ichigou "reassumiu" no episódio 53 até o último (98), em que os dois Riders lutavam contra Gel Shocker na batalha final.


História



Takeshi Hongo, um estudante universitário de ciências e piloto de motociclismo, é sequestrado pela organização terrorista Shocker, com o intuito de transformá-lo num soldado cibernético. Antes da operação ser concluída e de sua memória ser apagada, Hongo consegue escapar e passa a combater Shocker, adotando o nome Kamen Rider. Posteriormente, o fotógrafo free-lancer Hayato Ichimonji também é capturado e transformado num ciborgue  idêntico a Hongo, para eliminar o traidor. Hongo, no entanto, salva Ichimonji antes dele ser submetido a uma lavagem cerebral e Ichimonji passa a ocupar o lugar de Hongo como Kamen Rider, já que Hongo deixa o Japão para combater os agentes da Shocker em outras partes do mundo.
Mais tarde, com a volta de Hongo ao Japão, este passa a ser conhecido como Kamen Rider número 1, e Ichimonji, Kamen Rider número 2. É a vez de Ichimonji deixar o Japão para combater uma outra organização, Geldan. Quando Shocker e Geldan se fundem num único grupo, Gel-Shocker, Rider 2 retorna para ajudar Rider 1 a desmantelar a nova organização.



Ichigo com seu mais poderoso ataque o RIDER KICK.











quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mangá

O mangá é nada mais nada menos do que uma febre em todo Japão, e em outros países também é claro, como o Brasil.
Temos muitos estilos de mangá. Uns feitos para meninos (com ação, luta e etc...), e outros feitos para meninas (com romance e outras coisas melosas, hahaha). E tem outros que nem vou comentar aqui...hehehe.
Há mangás que são de Tokusatsus !! Como por exemplo : Goranger, Kikaider e outros mais.
Como muitos já sabem, a maioria dos mangás são adaptados para anime. E cá entre nós, eu prefiro ver animes, mas sempre leio mangás. E cá entre nós (de novo), tem pessoas, digamos "preguiçosas" que vêem animes e não dão uma olhadinha em mangá. É sempre bom treinar a nossa leitura !
Bom, aqui vai um mangá que eu recomendo...

MegaMan NT Warrior


Lan Hikari (Hikari Netto), quando completa 10 anos, recebe um NetNavi chamado MegaMan.EXE (Rockman) que foi feito por seu pai com o DNA estraido de seu irmão Hub que morreu ainda jovem. Com 11 anos e 6 meses de idade, Lan conheçe o Operador (ou Netop) de Protoman (Blues), Chaud Blaze (Enzan Iujin).
Os dois se enfrentam na Net e Protoman vence. Um tempo depois, Megaman e Protoman salvam o mundo, derrotando o terrível vírus de vida, que tem uma aura superprotetora, que só é desativada durante uns 10 nanosegundos. Depois disso, Megaman é "excluído" e enviado para uma área chamada Undernet que fica lá até Lan entrar na Net e ressucitá-lo. (História tirada do número 3 e 4 do mangá), mas a editora conrad cancelou a sua produção pelos baixos índices de vendas.
Mas MegaMan tem seu grande inimigo:Bass, no episódio 26, MegaMan descobre quem é Bass, e com isso começa uma nova batalha.A série MegaMan NtWarrior é desenvolvida pela: Shogakukan, produtora de mangás e animes e associação com a NAS, depois no Japão o anime foi apresentado pela TvTokyo 2002. MegaMan NtWarrior tem 50 episódios.