quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ultraman

Ultraman (ウルトラマン - Urutoraman) é uma série de tokusatsu que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje. 

Produzido pela Tsubaraya. Conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros alienígenas que querem invadir o planeta. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do género possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966) e seu remake Ultra Q - Dark Fantasy (2004).
No Brasil, foram exibidas UltramanUltrasevenUltraman Jack e Ultraman Tiga.

ULTRA Q
Produzido em preto e branco pela Tokyo Broadcasting System /Tsuburaya Productions, este é realmente o primeiro da série de longa duração Ultra, e foi transmitida na Tokyo Broadcasting System a partir de 2 janeiro - 3 julho de 1966 (o episódio final foi precedido até 14 de dezembro , 1967), com um total de 28 episódios. Esta série foi seguido de uma semana mais tarde pelo Ultraman  (Urutoraman, 1966), a segunda série Ultra.





segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Henshin Heroine

São tokusatsus que não tem uma franquia definida, de pessoas de tamanho normal, às vezes usando robôs ou maquinas porém com mulheres como protagonistas;
No Brasil a única série que passou foi Patrine que passou na década de 80.
A primeira série foi Suki ! Suki ! Majou Sensei de 1971 e o gênero continua até hoje.
Quando penso em Henshin Heroine já penso na minha amiga Tati que também é adora tokusatsus como eu, e que tem um blog sobre tokusatsus, numa visão mais feminina do assunto. Ou seja,  tem um lado Henshin Heroine nela hahahaha.


SUKI ! SUKI ! Majou Sensei


 Suki! Suki!! Majou Sensei (que traduz para algo como Nós Te Amamos, Professora Bruxa!) era uma adaptação de um manga muito famoso na época, chamado Sen no Me Sensei, a "professora de mil olhos". Escrito por Taro Akira e publicado desde 1968 na revista semanal Teen Look, o manga era destinado às meninas, e tinha como protagonista a professora Hikaru Tsuki. Secretamente uma alienígena de um universo distante, Hikaru tinha incríveis poderes, que incluíam a capacidade de voar e de encolher objetos. A série tokusatsu foi criada por Shotaro Ishinomo e teve 26 episódios, que foram ao ar de outubro de 1971 a março de 1972.








Henshin Hero

Um dos únicos gêneros independentes de produtora. "Henshin" (変身) significa "transformação" em japonês, sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais gêneros ou não faz parte de nenhuma franquia.
Começou em 1972 com a série Henshin Ninja Arashi e continua até hoje com várias produções sendo elas de alto custo e independentes.
No Brasil foram exibidas várias séries na década de 80, como LionMan, MachineMan, Cybercops entre outros.


Henshin Ninja Arashi


Henshin Ninja Arashi (変身忍者 嵐) é um mangá e série tokusatsu criado por Shotaro Ishinomori em 1972. A versão para TV possui 47 episódios e a personagem aparece em um cameo na série Kamen Rider Hibiki. O mangá existe em três versões diferentes, o original de Ishinomori, Shin Henshin Ninja Arashi e Henshin Ninja Arashi Gaiden.


ENREDO:

Durante os primeiros anos do período Edo (1630~1868), um clã ninja conhecido como Chiguruma Tou arma um golpe político a fim de saciar sua fome por poder. Liderado por uma figura ameaçadora conhecida como Majin Sai, eles tem planos de tornar-se a supremacia máxima do regime feudal japonês, mesmo que pra isso tenham de utilizar dos meios mais sujos e inescrupulosos possíveis.
Um de seus mais habilidosos membros chama-se Hayate. Hayate acredita que o Chiguruma Tou é um clã nobre e suas intenções são boas. Entretanto, não imaginava estar envolvido em meio a tramas tão sinistras.
O pai de Hayate, Tani no Majyu (um dos membros reais honorários do Chiguruma Tou) descobre e desenvolve através de pergaminhos antigos, uma técnica chamada “Ninja Henshin Jitsu”, que possibilita ao homem transforma-se nos poderosos “Keshin Ninja” (Ninjas espirituais) utilizando seus próprios poderes místicos existentes dentro de si. Majin Sai pretende se apoderar desta técnica para que assim possa tomar posse do Chiguruma Tou e fazer de seus guerreiros invencíveis. Tani no Majyu resiste em entregar os segredos de sua técnica a Majin Sai, pois acredita que se caído em mãos erradas, poderá ser de conseqüências devastadoras para o Japão. Majin Sai então envia um de seus “Youkai Ninja” (Ninjas sobrenaturais) para roubar os segredos da técnica. Durante esse processo, Tani no Majyu é assassinado, mas antes revela os segredos de sua técnica a seu filho Hayate. Em busca de vingança pela morte de seu pai e contra o clã ao qual dedicou sua lealdade durante todos esses anos, Hayate usa de sua recém-adquirida descoberta para manifestar os poderes místicos ocultos em si na forma do poderoso ninja Arashi!



Classic Heroes

Os Classic Heroes, foi um gênero de Tokusatsu que começou em 1951 e terminou em 1976, sendo assim um dos primeiros gêneros de Tokusatsus.
Como o nome já diz foram heróis clássicos que mexeram com o coração de diversos pais, avós e até nós mesmos.
Algumas séries passaram aqui no Brasil: National Kid e Kousoku Esper.
Meu pai por exemplo sempre me fala sobre estas duas séries que assistia na sua infância.
Esse gênero começou em 1951 com a série Maboroshi Tantei e terminou em 1976 com a série Battle Hawk.

Maboroshi Tantei


Tokusatsu produzido em 1951, conta a história de um motoqueiro mascarado que combatia as injustiças ao lado de sua companheira, dirigido por Satoru Kobayashi. 
Ele é um detetive (uma mistura de Sherlock Holmes com Kamen Rider) que soluciona casos e lutava pela justiça.
Teve um grande sucesso no Japão, sendo transformado em anime e mangá e também teve uma paródia chamada  
Maboroshi Panty.


Filme de Maboroshi Tantei



sábado, 5 de novembro de 2011

Other Heroes

São divididos nas seguintes categorias:

-Kyodai Heroes
-Classic Hero
-Henshin Hero
-Henshin Heroine


KYODAI HEROES


Um Kyodai Hero (巨大ヒーロー Kyodai Hīrō, "Herói Gigante") é um gênero de Tokusatsu em que os heróis são capazes de crescer vários metros para lutar com monstros gigantes. Como por exemplo Ultraman de Eiji Tsuburaya ( que será postado mais tarde). 
No Brasil, as séries exibidas foram Vingadores do Espaço (Magma Taishi no original), Robô Gigante (Giant Robo no original) e Spectreman.
A primeira série Kyodai Hero foi Magma Taishi de 1966. 


Magma Taishi


Vingadores do Espaço ou Ambassador Magma (マグマ大使 Maguma Taishi) Foi criado por Osamu Tezuka, conhecido por seu principal trabalho: Astro Boy (Tetsuwan Atom no original).
Magma Taishi não é um robô, na verdade ele é um gigante forjado a ouro.
Magma, assim como sua esposa Mol de tamanho humano e seu filho Gam, se transforma em um foguete gigante. Ele também dispara foguetes a partir de um painel localizado em seu peito, e atira raios laser de suas antenas.








quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Kamen Rider

Kamen Rider (仮面ライダー Kamen Raidā)Motoqueiro mascarado em português, é uma série em mangá que deu origem a um dos vários gêneros do tokusatsu. Foi criada em 1971 pelo já falecido mangaká Shotaro Ishinomori.
As histórias das primeiras séries sempre mostravam um jovem capaz de se transformar em um herói ciborgue mutante (kaizo ningen) com visual geralmente baseado num inseto (geralmente num gafanhoto) que enfrenta alguma organização maligna que pretende dominar a Terra.
Dividida em duas "eras": Era Showa (de Kamen Rider Ichigo até Kamen Rider J) e Era Heisei (de Kamen Rider Kuuga e continua...).


Kamen Rider 1 (Ichigo)


A primeira série do gênero, e  teve ao todo 98 episódios e durou quase dois anos começando com 1971.
Takeshi Hongo / Kamen Rider 1 (本郷 猛 / 仮面ライダー1号 Hongō Takeshi / Kamen Raidā Ichigō): Foi o protagonista do episódio 1 ao 13, porém nas gravações do episódio 14, seu intérprete, Hiroshi Fujioka, sofreu um acidente de moto e teve uma perna quase dilacerada. Foi substituído por Takeshi Sasaki, que interpretou um novo personagem: Hayato Ichimonji/Kamen Rider 2. Para explicar a ausência de Hongo, foi dito que ele deixou o Japão para lutar contra os agentes da organização Shocker no estrangeiro. Tempos depois, Hiroshi já estava apto a voltar às gravações, fazendo então participações nos episódios 41, 49, 51 e 52 (este último marcava a saída de Nigou). Ichigou "reassumiu" no episódio 53 até o último (98), em que os dois Riders lutavam contra Gel Shocker na batalha final.


História



Takeshi Hongo, um estudante universitário de ciências e piloto de motociclismo, é sequestrado pela organização terrorista Shocker, com o intuito de transformá-lo num soldado cibernético. Antes da operação ser concluída e de sua memória ser apagada, Hongo consegue escapar e passa a combater Shocker, adotando o nome Kamen Rider. Posteriormente, o fotógrafo free-lancer Hayato Ichimonji também é capturado e transformado num ciborgue  idêntico a Hongo, para eliminar o traidor. Hongo, no entanto, salva Ichimonji antes dele ser submetido a uma lavagem cerebral e Ichimonji passa a ocupar o lugar de Hongo como Kamen Rider, já que Hongo deixa o Japão para combater os agentes da Shocker em outras partes do mundo.
Mais tarde, com a volta de Hongo ao Japão, este passa a ser conhecido como Kamen Rider número 1, e Ichimonji, Kamen Rider número 2. É a vez de Ichimonji deixar o Japão para combater uma outra organização, Geldan. Quando Shocker e Geldan se fundem num único grupo, Gel-Shocker, Rider 2 retorna para ajudar Rider 1 a desmantelar a nova organização.



Ichigo com seu mais poderoso ataque o RIDER KICK.











quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mangá

O mangá é nada mais nada menos do que uma febre em todo Japão, e em outros países também é claro, como o Brasil.
Temos muitos estilos de mangá. Uns feitos para meninos (com ação, luta e etc...), e outros feitos para meninas (com romance e outras coisas melosas, hahaha). E tem outros que nem vou comentar aqui...hehehe.
Há mangás que são de Tokusatsus !! Como por exemplo : Goranger, Kikaider e outros mais.
Como muitos já sabem, a maioria dos mangás são adaptados para anime. E cá entre nós, eu prefiro ver animes, mas sempre leio mangás. E cá entre nós (de novo), tem pessoas, digamos "preguiçosas" que vêem animes e não dão uma olhadinha em mangá. É sempre bom treinar a nossa leitura !
Bom, aqui vai um mangá que eu recomendo...

MegaMan NT Warrior


Lan Hikari (Hikari Netto), quando completa 10 anos, recebe um NetNavi chamado MegaMan.EXE (Rockman) que foi feito por seu pai com o DNA estraido de seu irmão Hub que morreu ainda jovem. Com 11 anos e 6 meses de idade, Lan conheçe o Operador (ou Netop) de Protoman (Blues), Chaud Blaze (Enzan Iujin).
Os dois se enfrentam na Net e Protoman vence. Um tempo depois, Megaman e Protoman salvam o mundo, derrotando o terrível vírus de vida, que tem uma aura superprotetora, que só é desativada durante uns 10 nanosegundos. Depois disso, Megaman é "excluído" e enviado para uma área chamada Undernet que fica lá até Lan entrar na Net e ressucitá-lo. (História tirada do número 3 e 4 do mangá), mas a editora conrad cancelou a sua produção pelos baixos índices de vendas.
Mas MegaMan tem seu grande inimigo:Bass, no episódio 26, MegaMan descobre quem é Bass, e com isso começa uma nova batalha.A série MegaMan NtWarrior é desenvolvida pela: Shogakukan, produtora de mangás e animes e associação com a NAS, depois no Japão o anime foi apresentado pela TvTokyo 2002. MegaMan NtWarrior tem 50 episódios.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Metal Heroes

Metal Hero (メタルヒーローシリーズ Metaru Hīrō Shirīzu) foi uma franquia de séries de televisão da produtora Toei, produzidas a partir de 1982 com Uchuu Keiji Gyaban, durando até 1998, com Robotack. Ao longo dos anos o gênero foi sofrendo modificações até ser extinto em 1998.
No Brasil foram exibidos 10 séries de Metal Heroes, sendo assim o gênero que teve mais séries exibidas no Brasil.
De todos os subgêneros do Tokusatsu, este foi provavelmente o que mais fez sucesso na televisão brasileira. Em 1988, Jaspion começou a ser exibido pela Rede Manchete e rapidamente se tornou febre nacional. Na esteira do sucesso de Jaspion, nos anos seguintes vieram Jiraiya e Jiban, que também alcançaram sucesso. Outras emissoras se entusiasmaram com o sucesso e passaram a exibir outras séries de Metal Hero, inclusive anteriores a Jaspion. A Rede Bandeirantes trouxe Metalder e Sharivan, enquanto Gyaban (com o título de Space Cop) e Shaider foram vistos na tela da Globo e TV Gazeta. Na década de 90, a Manchete exibiu Winspector e Solbrain, fechando o ciclo dos Metal Heroes na televisão do Brasil.


UCHUU KEIJI GYABAN


Uchuu Keiji Gyaban (宇宙刑事ギャバン Uchū Keiji Gyaban?, traduzido como Detetive Espacial Gyaban, e lançada no Brasil sob o título Space Cop Gaban) é a primeira série de televisão do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei, foi exibida originalmente em 1982 pela TV Asahi. A série é a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes, Sharivan e Shaider. No Brasil, foi exibida na Globo e na TV Gazeta.


História:
A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Takeshi Ichijoji (Retsu Ichijoji no original) para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.


Veículo/Mecha:


Dolgiran - a nave de Gyaban. Possui um comando que ao ser acionado por Gyaban quando este fala: "Preciso de ajuda Dolu", a parte inferior desprende-se formando o dragão robô Dolu.


Músicas:


Tema de abertura: "Uchuu Keiji Gyaban"
Tema de encerramento: "Hoshizora no Message"
Interpretadas por Akira Kushida.




domingo, 16 de outubro de 2011

Games (Tokusatsus e animes)

Este espaço será para jogos de animes e tokusatsus (alguns famosos e outros nem conhecidos). Começando com Hyakujuu Sentai Gaoranger, um jogo que me influenciou muito. Tanto é que sou fã de animes e tokusatsus (principalmente tokusatsus) graças a esse jogo...

Hyakujuu Sentai Gaoranger (百獣戦隊ガオレンジャー Hyakujū Sentai Gaorenjā, traduzido como Esquadrão Cem Feras Gaoranger) é um jogo para Playstation 1 baseado na série de mesmo nome.
O jogo tem gráficos em 3D com cenários em 2D, com ação rolando solta por algumas fases onde você terá que lutar com os monstros baseados no Tokusatsu.
Você controla apenas o Gao Red, mas os outros integrantes da equipe vem em algumas sitações para lhe dar apoio e também desferir golpes especiais.
Quanto aos mechas serão 3: Gao King, Gao Muscle e Gao Icarus (Gao Icarus só é usado contra o último monstro), Cada um com um golpe especial.
Além disso várias cenas da série são mostradas para alegria dos fãs da série.


Algumas cenas do jogo










terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ragnarok the Animation


Ragnarok the Animation, anime de 26 episódios baseada no popular MMORPG coreano Ragnarok online. Foi produzido no primeiro semestre de 2004, e exibido no mesmo ano pela TV Tokyo do Japão. No Brasil o anime foi ao ar em 2006 pelo Cartoon Network devido a uma parceria com a Level Up ! Games.
A série também foi lançada no Brasil em seis volumes de DVD em 2006.
O anime conta a história do Espadachin Roan, e da Noviça Yuufa, se aventurando pelo mundo de Ragnarok Online - Rune Midgard. Mais tarde se uniriam a eles a Maga Takius, a Mercadora Maaya, o Mercenário Iruga e a Caçadora Judia.

Personagens Principais:


Roan

Roan é um espadachim cujo objetivo principal no anime é ganhar poder para proteger sua amiga de infância, Yuufa. Em um ponto, ele acredita que falhou neste e vai sozinho para ficar mais forte. Tem um jeito cômico mais no começo da história. No decorrer do tempo vai ficando mais forte e mais maduro. Seus poderes são:

Impacto Explosivo

Sua espada é cheia de energia e, em seguida é desferido contra o chão para criar uma grande explosão.

Crux Divinum

É uma cruz formada pela espada de um templário.

Yuufa

O interesse do amor de Roan, Yuufa é uma noviça e amiga de infância de Roan. Embora ela coloca um sorriso para Roan, é óbvio que ela ainda está de luto pela perda de seu irmão mais velho, Keough. Quando Keough retorna de repente à vida como um ser maligno, ela torna-se confusa e não sabe se deve ou não lutar contra seu irmão ou protegê-lo. Seus poderes são:

Curar

Cura alvos amigos. Destrói alvos mortos-vivos.

Luz Divina

Invoca uma bola de luz fraca para acertar um inimigo.

Aumentar Agilidade

Aumenta a velocidade de um alvo usando magia.

Magnus Exorcismus

Solicita a um grã-cruz ao redor do alvo. Qualquer monstros Demônio que entrarem na área do efeito sofrem danos sagrados.

Revelação

Invoca uma bola de luz mágica círculo em torno de você, revelando todos os inimigos ocultos.

Angelus

Funciona como um escudo.

Takius

O terceiro personagem a ser introduzido à série, Takius é uma maga que usa uma venda nos olhos ("Takius Blindfold") e procura o mundo para a verdade suprema. Sua missão para esta "verdade final" foi posta sobre ela por seu professor, Zephyr (que também lhe deu a venda). Com a venda e sua equipe original intacta, Zephyr tinha a capacidade de controlá-la. Seus poderes são:

Lanças de Gelo

Convocação de fragmentos grandes de gelo caem do céu para acertar os inimigos uma única ou múltipla.

Rajada Congelante

Engloba um alvo (s) em gelo e incapacitando o movimento.

Relâmpago

Relâmpago é manifesta em uma mão e depois é tiro em um alvo.

Tempestade de Raios

Invoca uma tempestade de trovão para eletrocutar vários inimigos.

Desconcentrar

Cancela o carregamento de uma magia.

Maya

Maya é a próxima pessoa a ser introduzido depois de Takius no anime. Ela é o comerciante no grupo e, geralmente, une as partes para roubar e fugir com seu dinheiro. Sua forma bastante desagradável de fazer as coisas vem de um evento trágico em sua infância, onde ela foi espancada em sua "terra natal" de Alberta, após tentar vender maçãs com seu carrinho de auto-made. Ela conheceu Roan e Yuufa nos Esgotos de Prontera, quando a salvou de um grande número de Besouros ladrões. Não tem poderes (a não ser Mammonita e Cavalo-de-Pau.

Iruga

Como Yuufa é amigo de infância de Roan, Alam Iruga é amigo de infância de Keough e é um assassino. Depois de testemunhar o seu amigo "morrer" em Glast Heim, Iruga decidiu proteger tanto Yufa e Roan na memória de Keough. Mais tarde, em suas viagens, ele conhece um caçador amador feminino, o nome da Judia. Depois de salvá-la de um casal de bandidos, eles se tornam companheiros (ou melhor, ela simplesmente segue-o). Seu poder é:

Sonic Blow

Desfere golpes super sonicos com um par de Katares,perfurando e rasgando completamente o alvo.

Judia

Uma caçadora que desenvolveu um relacionamento com Iruga. Na primeira, Judia é uma caçadora terrível, mas depois de um encontro casual com Iruga, ela melhora bastante. Ela tem habilidades incríveis com seu arco no momento do anime. Ela também é aparentemente capaz de ler cartas de tarô como um menestrel ou cigana. Não tem poderes (só usa o arco e flecha).

Ragnarok abertura:





sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cantores

Irão ser postados aqui várias Mini Biografias de cantores japoneses que foram e são lembrados até hoje por suas canções que sacudiram com uma geração inteira, ou porque são boas mesmo...
Cantores famosos, não tão famosos e outros até meio "esquecidos", mas que encantam nossos ouvidos com uma música de qualidade...
E começando com "O Príncipe das Músicas de Anime/ Tokusatsu", Hironobu Kageyama e suas canções temas de Changeman e Dragon Ball Z!

Hironobu Kageyama (影山 ヒロノブ Kageyama Hironobu) nascido em 1961, é muito conecido por cantar trilhas de animes, tokusatsu e games. Começou sua carreira com 16 anos, sendo cantor e líder de um grupo pop chamado LAZY. No começo dos anos 80 a banda terminou e Kageyama resolveu seguir carreira solo. Foi aí que sua carreira alavancou ainda mais. A fama foi tamanha que seus fãs o chamam de "Kami" (deus) e até o apelido de Sr. DBZ, dado por fãs de Dragon Ball Z, pois fez a maioria das canções do anime.
Atualmente, Kageyama dedica parte de seu tempo a projetos com o grupo JAM Project ("JAM" vem de Japan Animation song Makers ou quase isso) fundado por ele no ano 2000, com outros cantores, incluindo Masaaki Endoh, Hiroshi Kitadami e o brasileiro Ricardo Cruz.


Principais Trabalhos em animes:


-Dragon Ball Z 
-GaoGaiGar Final
-Kishin Douji Zenki
-Yu-Gi-OH! GX (com o JAM Project)
-Sonic X ( participação de Hideaki Takatori )
-Saint Seya (Cavaleiros do Zodíaco)


Principais Trabalhos em tokusatsus:


-Dengeki Sentai Changeman
-Hikari Sentai Maskman
-Chikyu Sentai Fiveman
-Choujin Sentai Jetman
-Tokusou Robo Janperson
-Garo (com o JAM Project)
Tetsuwan Tantei Robotack


Principais Trabalhos em games: 


Maioria dos jogos do Dragon Ball Z
-Budokai 2 e 3
-Budokai Tenkaichi 3
- Raging Blast 1 e 2
-Burst Limit
(Incluindo "Ultimate Battle 22" e "GT Final Bout") para PS 1.


Tema de Dragon Ball Z:


Tema de Changeman: